terça-feira, 16 de outubro de 2012

Dislexia

 

10 de outubro

Dia Mundial da Dislexia

Dia 10 de outubro  “comemora-se” o dia mundial da dislexia. Embora, eu insisto, ainda estejamos muitos distantes de comemorar alguma coisa, até porque quem tem mais de quinze anos fica por aí, a ver navios, hoje eu quero sim comemorar.
Mesmo que eu tenha passado por umas dez psicopedagogas (palavra super fácil pra um disléxico escrever), e que elas tenham me dado atividades condizentes com as minhas dificuldades e com a minha idade, como por exemplo completar jogos da Galinha Pintadinha, eu superei muita coisa. O post hoje é destinado aos DIS de todo país, preferencialmente aos mais velhos, porque os mais novos têm um monte de coisinhas coloridas e bonitinhas pra ajudá-los. Como o foco do meu blog é o humor através das minhas próprias vivências, aí vão 10 Dicas safadas para um disléxico:

1- COISEAR:
Sabe aquele momento tenso, em que tudo que você não precisa lembrar você lembra, e uma única e maldita palavra fundamental sai por aí vagando, pra bem longe de você? Pois bem: use coisa. Coisa é coisa de Deus. Coisa é a solução. Coisa se adapta a tudo. Na semana passada eu dei uma palestra, e cada vez que alguma coisa me escapava, eu usava COISA! Que coisa, como as pessoas gostaram disso!

2- SE-PA-RE:
Eu tenho um problema enorme para escrever in-crí-vel. Esta palavra maldita me dá desespero. Mas quando eu penso nela assim, separada, fica bem mais fácil. Isso acontece com um monte de outras palavras, como in-te-li-gen-te, de-li-cia, hor-rí-vel. Aí, quando as pessoas lerem algo escrito por você com uma palavra se-pa-ra-da, vão pensar que você é muito inteligente, e que escreve assim pra dar ênfase em algo. Qualquer coisa use a licença poética.

3- LICENÇA POÉTICA:
Alguém que escrevia muito mal criou a licença poética, uma forma de proteger qualquer escritor das críticas de erros gráficos e de concordância. Por exemplo, ninguém mais acha feio escrever Estória, ao invés de História. Dizem que tem diferença, mas sabe Deus se existe mesmo. Logo, sinta-se um poeta contemporâneo, e use seus direitos da licença poética.

4- PONHA VÍRGULAS NOS RESULTADOS MATEMÁTICOS:
Matemática é, de fato, o meu pesadelo real. Putamerda, como eu me sinto mal tendo que lidar com números. Quando o professor é foda e não me permite fazer algum trabalho alternativo, e eu tenho que fazer cálculos, meus resultados sempre são algo como 2323994,200023 porque se eu tentasse um número normal, inevitavelmente pareceria que eu fiz um cálculo errado, mas com a vírgula o professor ainda fica com um pouco mais de pena e pergunta “Nossa, Alberto! Como você conseguiu chegar neste resultado?”. Aí é só você colocar raiz quadrada, porcentagem, vezes, diminuir por três vírgula catorze, e pronto: eles adoram…

5- DEMONSTRE SEU PAVOR:
Ei ei ei, não adianta nada fazer cara de natureza morta, se por dentro você está mais desesperado que o padre exorcista de Emilly Rose.  Não rola. Não tenha vergonha de demonstrar seu medo, porque todo mundo tem medo de alguma coisa, seja do escuro, ou do fisco. Mostrar ter coragem, calma, paciencia, não faz de ninguém melhor. Ao contrário, só esconde suas necessidades dos outros.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Um plano de aula do Professor







 
Um plano de aula do professor 
                                  Sue McFadzen

Senhor, 
Hoje será um dia atarefado.
 Por favor, ouvi meus planos para este dia. 

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Lindo vídeo!!!


Conceitos básicos com figuras

 


Crianças esquecidas...







“CRIANÇAS ESQUECIDAS...

São aquelas portadoras de inabilidades quase invisíveis. 
Elas possuem braços e pernas perfeitos, podem ver e ouvir, correr, brincar, etc... 
mas a maioria não pode nem ir a uma festa de aniversário ou dormir fora de casa. 
Elas são as últimas a serem convidadas para brincar
 e as primeiras a serem culpadas por algo errado. 
A doença que trazem não é fatal, 
mas uma pequena parte de sua alma 
e de seu coração morre a
 cada rejeição que sofrem. 
Elas parecem ter um comportamento estranho 
e imprevisível e isso ocorre 
tanto para elas quanto para a sociedade. 
Elas são super notadas, 
apesar de serem crianças esquecidas.”

Atividades adaptadas

                                                     Atividade adaptada em Libras
                          Atividade adaptada de matemática para alunos com dificuldade motora

Projeto Educação para o Consumo

Culminância do Projeto de Educação Fiscal na E. E. Dr. Álvaro Brandão 

A E. E. Dr. Álvaro Brandão encerrou hoje, 13/09, em grande estilo, o projeto Educação para o Consumo: formando consumidores conscientes. A professora Regina Antônia Dias Oliveira participou, juntamente com o diretor Nei Antônio Borges, do Seminário de Educação Fiscal, ocorrido em maio deste ano: uma parceria entre SEE e SEF. 
Após vários encontros, a professora iniciou, juntamente com toda a equipe da escola - que abraçou a ideia - a implementação do projeto.
O resultado do trabalho desta equipe maravilhosa de profissionais  e alunos que compõem a Escola Estadual Dr. Álvaro Brandão  pôde ser vista hoje em uma feira de nível profissional!
A feira foi aberta à comunidade e contou também com a presença de alunos e professores de outras escolas das redes estadual e municipal da cidade. Os alunos fizeram panfletagem com o material que eles mesmos produziram, apresentaram música, teatro, poesia, vídeos, entrevistas, júri simulado e belíssimas exposições sobre a história do tributo no Brasil, além de mini supermercado com embalagens produzidas pelos alunos, mural com charges, entre outros. 
A Equipe PIP II CBC - especialmente a equipe de Educação Fiscal -  parabeniza a todos os funcionários e alunos na pessoa do diretor Nei e da professora Regina - esta profissional comprometida e fascinante. A qualidade do trabalho apresentado hoje e o brilho nos olhos dos alunos já valeu todo o esforço e cansaço....  Todas as expectativas foram superadas... mas vindo da E. E. Dr. Álvaro Brandão, não poderia ser diferente! Parabéns pelo trabalho!
As fotos desse dia estão no endereço abaixo:
http://pipcbcdivinopolis.blogspot.com.br/

Quem sou eu

Meu nome é Cida, sou professora de Sala de Recursos Multifuncionais da
E. E. Dr Álvaro Brandão, em Santo Antônio do Monte-MG.
 Adoro meu trabalho.
Meu interesse ao criar este blog é partilhar algumas experiências,
 dúvidas e muito mais.
Vamos juntos ser promotores da inclusão.